Muito se fala em assédio moral, mas poucos sabem exatamente do que se trata, afinal trata-se de uma linha muito tênue entre o que o empregador pode e não pode fazer quando o assunto é seu poder diretivo.
O assédio moral é um problema que é muito comum em muitas empresas. Ele se manifesta de diferentes formas, como humilhações, intimidações,constrangimentos, ameaças e até mesmo violência física em casos mais extremos. No ambiente de trabalho, o assédio moral pode ser classificado de acordo com a sua abrangência:
– Assédio moral interpessoal: Ocorre de maneira individual, direta e pessoal, com a finalidade de prejudicar ou eliminar o profissional na relação com a equipe;
– Assédio moral institucional: Ocorre quando a própria organização incentiva ou tolera atos de assédio. Neste caso, a própria pessoa jurídica é também autora da agressão, uma vez que, por meio de seus administradores, utiliza-se de estratégias organizacionais desumanas para melhorar a produtividade, criando uma cultura institucional de humilhação e controle.
– Assédio moral vertical : Ocorre entre pessoas de nível hierárquico diferentes, líderes e liderados, e pode ser subdividido ainda em duas espécies: – Descendente: assédio caracterizado pela pressão dos líderes em relação aos liderados. Aproveitam-se de sua condição de autoridade para constranger o liderado com situações desconfortáveis, como desempenhar uma tarefa que não faz parte de seu ofício e qualificação, a fim de puni-lo pelo cometimento de algum erro, por exemplo.
– Ascendente: Esse é o assédio praticado por liderado ou grupo de liderados contra o chefe. Consiste em causar constrangimento ao superior hierárquico por interesses diversos. Ações ou omissões para “boicotar” um novo gestor, indiretas frequentes diante dos colegas e até chantagem visando a uma promoção são exemplos de assédio moral desse tipo.
– Assédio moral horizontal: Ocorre entre pessoas que pertencem ao mesmo nível de hierarquia. É um comportamento instigado pelo clima de competição exagerado entre colegas de trabalho. O assediador promove liderança negativa perante os que fazem intimidação ao colega, conduta que se aproxima do bullying, por ter como alvo vítimas vulneráveis.
– Assédio moral misto: Consiste na acumulação do assédio moral vertical e horizontal. A pessoa é assediada por líderes e também por colegas de trabalho. Em geral, a iniciativa da agressão começa sempre com um autor, fazendo com que os demais acabem seguindo o mesmo comportamento.
Importante mencionar algumas situações que são consideradas assédio moral:
- Atribuição de apelido pejorativo;
- Mensagens depreciativas nas redes sociais;
- Impor ao colaborador regramentos diferenciados com a finalidade de puni-lo;
- Expor o colaborador de forma negativa em reuniões;
- Retirar sua autonomia injustificadamente.
Mas, e o que não é assédio moral, mas sim poder diretivo do empregador:
- Exigências profissionais;
- Aumento de volume de trabalho;
- Uso de mecanismos tecnológicos de controle.
No dia a dia, muitas vezes se confunde com as cobranças que o empregador possui o direito legal de fazer. Mas como prevenir estas condutas?
Criar um ambiente empresarial que possua uma cultura de respeito mútuo dentro da empresa, onde todos saibam exatamente quais comportamentos são aceitos ou não pela empresa é uma das formas mais eficazes de coibir tais situações, afinal as consequências podem ser graves para a saúde mental e física das vítimas, além de afetar o clima organizacional e a produtividade da empresa como um todo.
As razões para prevenção do assédio moral são inúmeras, mas as principais são a saúde das pessoas envolvidas, aliado a imagem da empresa.
As vítimas de assédio moral podem desenvolver problemas como ansiedade, depressão, estresse, insônia e até mesmo doenças físicas. Além disso, o assédio moral pode levar a um clima de insegurança no ambiente de trabalho, o que pode afetar a saúde mental de todos os funcionários, bem como diminuir a produtividade como um todo.
Já no que diz respeito à imagem da empresa, é sempre bom lembrar o quanto ela sempre será um ativo não tangível importantíssimo tanto para o crescimento quanto para atrair investidores.
Outro ponto importante a ser mencionado é o fato de os clientes não se sentirem à vontade para realizar negócios com uma empresa que possui problemas relativos a assédio moral, bem como o fato de que empresas que são conhecidas por ter um alto índice de assédio moral podem ter dificuldades em atrair e reter talentos.
Por último e não menos importante, a prevenção do assédio moral pode trazer benefícios financeiros para a empresa.
Aumentar a qualidade de vida no trabalho e garantir um ambiente saudável pode reduzir o número de faltas, afastamentos e até mesmo processos trabalhistas, bem como denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho e Emprego, o que levaria por si só a gastos que muitas empresas não estão preparadas para tê-los.
Desta maneira, é importante lembrar que prevenir o assédio moral é uma obrigação legal. O assédio moral é uma forma de violência e, como tal, é proibido por lei. As empresas que permitem o assédio moral em seus locais de trabalho estão sujeitas a responsabilidades administrativas e judiciais, além de danos à sua imagem e crédito.
Prevenir o assédio moral é importante não apenas para proteger a saúde e o bem-estar dos funcionários, mas também para manter uma imagem positiva da empresa, aumentar a produtividade e cumprir as obrigações legais.
Aqui ficam alguns exemplos do que é interessante a empresa criar para evitar tais condutas:
- Criação de um bom código de Conduta; claro, objetivo e de fácil compreensão;
- Criação de um cultura empresarial que permita que todos exerçam suas atividades com dignidade;
- Implementação de políticas e programas de prevenção de assédio moral;
- Palestras e treinamentos periódicos acerca do tema, direcionados para as duas principais frentes:
d.1) gestores
d.2) colaboradores. - Criação de um canal anônimo de denúncias e comissão para efetiva investigação;
- Aplicar corretamente as penalidades aos envolvidos e comprovadamente dispersores de tais condutas.
- Escolher pessoas com boas habilidades comportamentais para cargos de liderança;
- Incentivar as boas relações no ambiente de trabalho, com tolerância à diversidade de perfis profissionais e de ritmos de trabalho;
- Estabelecer uma comunicação eficaz junto às lideranças;
- Oferecer apoio psicológico e orientação aos colaboradores que se que foram vítimas de assédio moral.
Estas são somente algumas das condutas que as empresas devem tomar para evitar problemas com assédio moral, que ajudará muito a inibição de acontecimentos do gênero com benefícios para todos os envolvidos na relação trabalhista envolvida.